WEBREPORTER - ESPORTES
Futebol, Volei, Basquete, Atletismo todos esportes aqui na WEB
Ronaldo anuncia o fim da carreira: "Perdi para meu corpo"
Atacante revelou que descobriu há quatro anos que sofria de hipotireoidismo
A voz embargou. A lágrima escorreu. Mas o sorriso esteve presente no rosto até o fim da entrevista concedida no Parque Ecológico do Corinthians, em São Paulo. O atacante Ronaldo confirmou nesta segunda sua decisão de abandonar os gramados. Durante os 45 minutos de emoção intensa ao falar sobre seu fim de carreira, acompanhado dos filhos Ronald e Alexander trajados com a camisa do Timão, Ronaldo finalmente revelou qual era a dificuldade em perder peso:
— Há quatro anos, no Milan, eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotireoidismo. Isso desacelera o metabolismo e que para controlar isso eu teria que tomar hormônios. Mas isso seria considerado doping. Muitos aqui agora devem estar arrependidos de terem feito tanta chacota com meu peso. Mas não guardo mágoa disso e de ninguém. Só queria explicar isso no último dia da minha carreira — disse Ronaldo.
GREMIO
O técnico Renato comandou um coletivo na tarde desta segunda com os jogadores que ele tinha à disposição para o trabalho. O argentino Escudero, meia de origem, atuou próximo de Júnior Viçosa, aparecendo como segundo atacante, buscando jogadas e concluindo a gol. Ele, inclusive, marcou um golaço por cobertura de fora da área.
Treinaram Marcelo Grohe; Gabriel, Neuton, Rodolfo e Bruno Collaço; Rochemback, Mateus Magro, Douglas e Vinícius Pacheco; Escudero e Júnior Viçosa.
Os jogadores que atuaram a maior parte do jogo de domingo, na derrota para o Novo Hamburgo, fizeram trabalho regenerativo e correram em volta do campo. O treinador gremista observa as possibilidades de formação do time para a estreia na fase de grupos da Libertadores, na quinta.
A programação de treinos segue com trabalho à tarde na terça e na quarta.
Rodolfo treina normalmente
Depois da entorse que sofreu no tornozelo na última quinta, o zagueiro Rodolfo voltou aos treinos normalmente, atuando no time que jogou o coletivo.
O jogador deverá ser confirmado como titular para enfrentar o Oriente Petrolero-BOL, na próxima quinta.
Vilson segue fora
Vilson ainda não tem totais condições para voltar aos treinos. Depois de se engasgar com o excesso de secreção no sistema respiratório (ele estava gripado) e ficar desacordado por alguns segundos no trabalho de sábado, o zagueiro foi para o hospital e melhorou. Mas, nesta segunda, ainda não foi liberado pelo departamento médico.
O zagueiro Rafael Marques, que foi substituído contra o Novo Hamburgo no jogo de domingo, fez trabalhos no vestiário. Ele sentiu dores na coxa esquerda.
INTER
O Inter já está em Guayaquil, no Equador, onde faz sua estreia na Libertadores contra o Emelec, no Estádio George Capwell, quarta-feira, às 22h (horário brasileiro). Ainda nesta segunda-feira, a equipe fará um treino com bola às 20h, no campo do Barcelona.
A viagem foi tranquila, sem sobressaltos. O Inter dormiu a noite de domingo para segunda em São Paulo e, logo cedo, foi a Lima, capital peruana. De lá embarcou até o Equador. Somando tudo, pouco mais de quatro horas de voo nesta segunda.
— Viagem boa, tranquila — afirmou o volante Tinga, antes de subir no elevador do hotel Hilton com Alecsandro e Andrezinho.
A calmaria do voo fez o Inter mudar de planos. A princípio, não haveria treino com bola, para evitar desgaste, e sim apenas exercícios em um ginásio aqui mesmo, no hotel.
— Vai ter ginásio e campo. Por enquanto, é isso — avisou o diretor-executivo Newton Drummond.
Amanhã (terça), o Inter trabalha no estádio Geroge Capwell, local da partida. Ontem à noite e hoje pela manhã choveu muito em Guayaquil, mas o tempo melhorou na parte da tarde.
Jogadores do Inter já em Guayaquil
Luis Fabiano avalia que seu ciclo no Sevilla chegou ao fim
Atacante tenta negociar com a direção para uma saída consensual
Luis Fabiano se cansou de jogar no Sevilla. O próprio atacante brasileiro foi quem admitiu que seu ciclo no clube espanhol está no fim, durante entrevista ao Globoesporte.com. Assediado nas janelas de transferências mais recentes, o Sevilla manteve a postura de time irredutível para abrir mão de um jogador. Mas para Luis Fabiano, não há como permanecer.
O atacante brasileiro pensa em se reunir com a direção do clue espanhol e chegar a um denominador que agrade as duas partes. O retorno ao futebol brasileiro é uma possibilidade ventilada pelo jogador, mas que esbarra justamente na liberação por parte do time, pelo qual já marcou 105 gols em 224 jogos
O contrato de Luis Fabiano com o Sevilla vai até a metade de 2013 e, mesmo assim, foi sondado por clubes durante a janela. Mas o Sevilla sequer se prestou a ouvir ou receber propsotas formais pelo jogador.
Se o gremio fosse um pouco mais ousado, para libertadores Luis Fabiano seria...uma grande contratação....
Luis Fabiano já marcou 105 gols com a camisa do Sevilla em 224 jogos Foto: Daniel Ochoa
2016 - OLIMPIADAS
CIRILO JUNIOR
DO RIO
As cidades interessadas em receber delegações na fase de treinamentos para os Jogos Olímpicos Rio-2016 já podem se increver junto ao comitê organizador. Elas terão que oferecer instalações esportivas adequadas, com infraestrutura para deslocamentos rápidos.
Rafael Andrade-29.dez.2010/Folhapress | ||
O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, durante cerimônia no Rio de Janeiro |
O processo de seleção foi aberto hoje, para a confecção de um guia que será distribuído para 205 comitês olímpicos e 150 paraolímpicos durante os jogos a Olimpíada de Londres, no ano que vem.
Entre as principais exigências, a instalação de treinos das delegações devem estar a, no máximo, 150 quilômetros, via estrada pavimentada, de um aeroporto regional atendido por voos regulares de empresas instaladas no país.
O local de treinos não deve ficar a mais de 30 quilômetros de distância de um hotel, que tem que ser, no mínimo, 3 estrelas. Outra exigência é a proximidade de hospitais que atendam pré-requisitos estipulados pelo comitê. Essas unidades de saúde não devem estar a mais de 30 minutos do ponto de treinos, que deverá ter também UTI móvel com equipe de paramédicos.
O presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou que a cidade não necessita ter um nível de infraestrutura bastante refinado. Serão exigidas, principalmente, condições técnicas necessárias para o treinamento dos atletas, garantiu.
Ele explicou que o Rio de Janeiro dificilmente terá espaço para receber as delegações, que costumam chegar com certa antecedência ao país organizador da Olimpíada para se adaptarem às condições de clima e de fuso horário.
"Receber uma delegação movimenta as cidades social e economicamente, podendo ser desenvolvido um polo esportivo. Esse é um dos maiores legados que os Jogos Olímpicos deixarão", afirmou Nuzman.
Para que uma cidade se inscreva, não é necessário que haja instalações já prontas. Novos projetos serão avaliados, e caso sejam aprovados, uma comissão especial será responsável pela fiscalização das obras.
"O comitê atuará como um facilitador. Mas o acerto será feito diretamente entre os comitês olimpícos de cada país e as cidades", observou Nuzman.
Representantes dos comitês dos Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Inglaterra estiveram recentemente no Brasil para sondar possíveis locais para instalar suas delegações antes dos jogos, segundo o Marcus Vinícius Freire, responsável pela delegação brasileira nos Jogos de Londres.
No ano que vem, o Brasil vai usar instalações na cidade de Manchester. Em Pequim 2008, o COB desembolsou R$ 1 milhão para que as delegações treinassem na China e em outros países próximos.
"Haverá muito espaço. São 44 modalidades, no masculino e no feminino. E as cidades receberão para abrigar essas delegações", comentou Freire.
O guia terá apenas cidades brasileiras, ao contrário da organização de Londres-2012, que incluiu municipios de outros países da Europa.
As inscrições vão até o dia 1º de abril, e devem ser feitas no site da Rio-2016. Os projetos deverão ser apresentados até o final do ano, e o Comitê Rio-2016 anunciará as qualificadas no início do ano que vem.
Após dispensar Edu, Danny Morais e Ilan, Inter empresta nove jogadores do B
Enquanto isso, cinco atletas foram integrados ao time principal na tarde desta segunda
Enquanto Marquinhos vai para o Avaí, Léo e Lima jogarão no Paraná e Wagner Líbano, Talles Cunha, Mineiro e Kleber Silva atuarão no Criciúma. Já Ytalo e Fabinho defenderão o Mogi-Mirim. Todos foram emprestados até o final do ano.
Ricardo Goulart, Massari, Rodrigo Moledo, Milton Júnior e Augusto foram integrados ao time principal. Hoje, os cinco participaram do trabalho tático realizado pelo técnico Celso Roth.
Apesar de questionados por parte da torcida, os goleiros Muriel e Agenor seguirão no Beira-Rio.
Edu, apesar de ter seu contrato rescindido, receberá metade dos vencimentos até agosto como previa o seu vínculo com o Inter. Já no caso do Ilan, o clube afirma que a rescisão dele não acarretará em custos.
Marquinhos jogará no Avaí Foto: Diego Vara
Felipe Massa é o mais rápido do dia nos treinos em Barcelona
Piloto brasileiro da Ferrari ficou na frente de Mark Webber, da Red Bull
O piloto brasileiro da Ferrari, Felipe Massa, conseguiu nesta segunda-feira o melhor tempo no quarto e último dia de treinos livres da Fórmula-1 em Barcelona, com 1 min. 22 seg e 625/1000, na frente do australiano Mark Webber, da Red Bull.
O venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, por sua vez, foi sexto, e o mexicano Sergio Pérez, da Sauber, terminou em oitavo. Após o cancelamento do Grande Prêmio do Bahrein, que abria a temporada da principal categoria do automobilismo, a F-1 deve começar com o Grande Prêmio da Austrália, no dia 27 de março em Melbourne.
Melhores tempos desta segunda-feira nos treinos de Barcelona:
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1:22.625
Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1:23.442
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1:23.550
Nick Heifeld (ALE/Lotus Renault) - 1:23.657
Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1:24.003
Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1:24.057
Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1:24.177
Sergio Pérez (MEX/Sauber) - 1:24.515
Jérôme d'Ambrosio (BEL/Virgin) - 1:26.501
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1:27.079
Jarno Trulli (ITA/Team Lotus) - 1:29.992
Ministro quer o Beira-Rio pronto em 2013
Marcela Mourão
O ministro dos Esportes, Orlando Silva, apontou o ano de 2011 como decisivo para a Copa do Mundo, pois concentra o início da maioria das obras para o mundial. Em visita a Porto Alegre nesta quinta-feira, Silva participou de uma série de encontros, a começar por visita ao estádio Beira-Rio. "A ideia é que o estádio esteja pronto ao final de 2012, pois com a tradição no futebol Porto Alegre é uma sede natural para a Copa das Confederações, já em 2013."
Silva ficou com boa impressão do estádio colorado. "Percebo que as obras avançaram bastante desde a última visita, em meados do ano passado. O anel inferior apresenta um ritmo positivo para as novas arquibancadas", avalia. Ele acrescenta que, da parte do governo federal, o Bndes disponibiliza uma linha de crédito de até R$ 400 milhões que está aberta para que o Estado possa utilizá-la, pensando em modernizar o estádio para a Copa. "Mas a direção do Internacional garantiu que a questão do financiamento deverá ser equalizada em breve."
No entanto, o titular da pasta destacou que a cidade precisa intensificar as construções de mobilidade urbana. Ao final da tarde, ele se reuniu com o prefeito José Fortunati para discutir as dez obras para o setor, que foram contratadas pela prefeitura, visando a facilitar a circulação e o acesso ao estádio. Com relação ao aeroporto, que deve dobrar sua capacidade - hoje de quatro milhões de pessoas por ano -, Silva espera que em poucas semanas a presidente Dilma Rousseff anuncie mudanças no setor aeroportuário. "Isso vai impactar na gestão da empresa Infraero com o objetivo de acelerar o ritmo das obras."
O ministro informou ainda que em março irá entregar relatório à presidente sobre as cidades-sedes. "A partir daí, Dilma deve convocar governadores e prefeitos para conversar sobre medidas que acelerem as obras, tendo em mente 2011 como o ano decisivo."
Depois da visita ao Beira-Rio, Silva foi recebido no Palácio Piratini. Ao governador Tarso Genro, passou demandas da Fifa referentes a fornecimento de energia, saúde e segurança. Aproveitando a ocasião, informou que o governo federal vai investir R$ 5 milhões na recuperação do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), transformando-o em Casa do Esporte, polo público para a preparação de atletas para Jogos Olímpicos do Rio de 2016.
Do Piratini, o ministro seguiu para a reunião com o prefeito e seu último compromisso foi com a diretoria do Grêmio, visitando as obras da Arena. "O que me disseram foi que não dá para vir a Porto Alegre, visitar o Inter e não visitar o Grêmio", brincou. No entanto, os trabalhadores da obra, contratados pela construtora OAS e oriundos do Nordeste brasileiro, realizaram uma paralisação. Eles reclamam das condições de trabalho, alojamentos e salário, inferior a R$ 900,00. Em nota, a empresa garante que a parada não afeta o cronograma das obras.
Internacional cumpre cronograma de obras
O presidente do Internacional, Giovanni Luigi, garantiu que o cronograma de obras do estádio está em dia. "Temos a oportunidade de mostrar ao governo federal que o Inter está cumprindo rigorosamente o cronograma de obras e assim o faremos até a entrega, de acordo com o prazo, que é no final de 2012", afirma.
Com relação à questão de parcerias financeiras, o assunto será debatido semana que vem em reunião do Conselho Deliberativo. O presidente explica que essa outra opção de modelo é viável, porém tem que ser bem discutida.
O modelo atual, aprovado há cerca de um ano e meio, consiste na venda de produtos novos que farão parte da obra, tais como suítes, cadeiras vips e sky boxes. Os interessados locam esses produtos por dez anos, efetuando o pagamento em até três anos. "É com esse fluxo de caixa que o clube toca as obras."
De acordo com Luigi, até o final de março estarão prontas as fundações e os estaqueamentos para a cobertura. Também para o fim do mês que vem, a reforma pluvial será finalizada. "Essa é uma parte da obra que não aparece e que está sendo feita em todo o entorno do estádio, sendo que 80% já estão prontos", garante.
Com relação à arquibancada inferior, separada em quatro partes, a primeira delas será finalizada até o final de junho. "Já contratamos a empresa que está produzindo fora a nova arquibancada pré-moldada e assim iremos fazendo até o fim de 2012, de forma que o estádio não precise parar as atividades."
O Inter vai para o segundo turno do Gauchão com o que tem de melhor. A eliminação do Inter B nas quartas de final para o Cruzeiro causou a dissolução do grupo, cabendo agora ao time principal, que também mira a Libertadores como prioridade no primeiro semestre, a busca pelo título e a vaga na grande decisão do estadual.
Celso Roth ainda tem dias de sobra para definir a equipe para o retorno. Na atividade física desta segunda, Tinga foi liberado para trabalhar com os companheiros. Porém, Roth dá indícios de que os ainda lesionados Sobis e Bolívar terão de disputar para recuperar a titularidade.
Grêmio vence no Olímpico e reassume a primeira colocação
Rafael Vigna
O Grêmio voltou a assumir a liderança provisória do Grupo 2, na Copa Libertadores da América, na noite desta quinta-feira (3), em Porto Alegre. Diante do desconhecido Léon de Huánuco, do Peru, a equipe teve de suar a camisa para conseguir a segunda vitória na competição, em três jogos, e construir o resultado de 2 a 0, que garantiria a primeira colocação da chave com seis pontos - mesma pontuação do Junior de Barranquilla, que possui um jogo a menos.
A partida começou com o domínio do Grêmio e uma série de infrações cometidas pelos visitantes. Os donos da casa ainda levaram um susto, aos 12 minutos. Na falha da defesa, Orejuela correu nas costas da zaga, recebeu o lançamento em profundidade e, sozinho, contra Victor, permitiu que o goleiro tricolor fizesse duas belas defesas, em sequência, antes de mandar para escanteio com o pé direito.
A marcação peruana impedia os avanços da equipe gaúcha. Com dificuldades para chegar ao ataque, o
No segundo tempo, quando a partida estava em 1 a 1 e o Inter desperdiçava chances de marcar, Bolatti recebeu o cartão vermelho. No mesmo momento, Falcão colocou Tinga na vaga de Rafael Sobis, que não estava bem. Foi o próprio meio-campista que acabou marcando o gol da vitória, após a “lambreta” de Leandro Damião. Oscar, cansado, também foi substituído por Zé Roberto.
— Contra o Juventude é um jogo extremamente difícil. Felizmente, o Inter saiu daqui com grande vitória. Foi 2 a 1 e poderia ter sido muito mais — destaca.
O dirigente também destacou a solidez defensiva do time. Em três partidas no comando de Falcão, o time só levou um gol, justamente contra o Juventude — em bola parada.Grêmio pouco criou ao longo da primeira etapa. Do outro lado, o Léon de Huánuco parecia resignado a parar as jogadas com faltas, algumas vezes violentes, e a valorizar cada oportunidade para retardar as cobranças de tiro de meta e lateral.
O Grêmio parecia não encontrar alternativas para furar o bloqueio defensivo e começou a errar muitos passes. Por isso, foi preciso contar com a precisão de Douglas, no final do primeiro tempo. AOs 42 minutos, o camisa dez cobrou falta pela direita, André Lima subiu mais do que os adversário e cabeceou para as redes, abrindo o marcador e garantindo a vantagem aos donos da casa, antes do intervalo.
No retorno dos vestiários, os gaúchos continuavam a errar muitos passes. No entanto, em outra cobrança de Douglas, o árbitro chileno, Enrique Osses, paralisou a jogada e assinalou uma penalidade, em um puxão sobre André Lima. Borges cobrou forte no canto esquerdo para ampliar o escore e garantir a vitória por 2 a 0, aos dez minutos do tempo complementar.
Agora, o Grêmio depende de um tropeço do Junior de Barranquilla, contra o lanterna Oriente Petrolero, nesta terça-feira (8), para garantir a primeira colocação do Grupo 2. O próximo compromisso tricolor na competição será no dia 15 de março, em Huánaco, no Peru, diante do mesmo adversário desta quinta-feira no Estádio Olímpico. Antes disso, a equipe disputa com o Caxias a final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, na quarta-feira de cinzas.
Luigi elogia: “O Falcão fez as substituições cirúrgicas”
Dirigente está satisfeito com o novo esquema tático colorado
Com Paulo Roberto Falcão no comando, o Inter mudou o sistema tático e a maneira de atuar. Neste domingo, ao fazer uma avaliação sobre a vitória de 2 a 1 sobre o Juventude, o presidente Giovanni Luigi elogiou o 4-4-2 montado pelo treinador. E mais, considerou as alterações no decorrer da partida como “cirúrgicas”.
— A equipe teve um posicionamento muito bom, o esquema tático foi o ideal. O Falcão fez as substituições cirúrgicas — elo
No segundo tempo, quando a partida estava em 1 a 1 e o Inter desperdiçava chances de marcar, Bolatti recebeu o cartão vermelho. No mesmo momento, Falcão colocou Tinga na vaga de Rafael Sobis, que não estava bem. Foi o próprio meio-campista que acabou marcando o gol da vitória, após a “lambreta” de Leandro Damião. Oscar, cansado, também foi substituído por Zé Roberto.
— Contra o Juventude é um jogo extremamente difícil. Felizmente, o Inter saiu daqui com grande vitória. Foi 2 a 1 e poderia ter sido muito mais — destaca.
O dirigente também destacou a solidez defensiva do time. Em três partidas no comando de Falcão, o time só levou um gol, justamente contra o Juventude — em bola parada.
Lesão no ombro afasta goleiro Victor por 30 dias no Grêmio
Com problema na virilha, Lúcio para por duas semanas
Atualizada às 11h35min
A classificação para a final da Taça Farroupilha no sábado deixou sequelas. Peças importantes do time do Grêmio, Victor e Lúcio saíram lesionados do Passo D'Areia. O caso do goleiro é o mais grave. Segundo projeção do médico Paulo Rabaldo ao repórter da Rádio Gaúcha André Silva, a tendência é de que Victor fique longe do time por pelo menos 30 dias devido a uma leve lesão ligamentar no ombro direito. Com isso, ele não participa dos dois jogos das oitavas da Libertadores nem da final da Taça Farroupilha. Se o Grêmio avançar na competição continental, o goleiro também ficaria fora de uma eventual quartas de final.
De acordo com Rabaldo, serão 15 dias em que Victor vai ficar afastado da bola, sem treinos. E, depois, mais 15 dias de fisioterapia e recondicionamento físico até estar apto para jogar. Victor se lesionou em meio à partida, após dividida na grande área. Marcelo Grohe entrou em seu lugar na ocasião.